Biblioteca Sílvia Pompéia

A Biblioteca Sílvia Pompéia – BSP, é uma das primeiras grandes realizações do Instituto Girassol. Criada em 2008 vem se mantendo um intenso trabalho de formação de leitores.

No primeiro ano de sua criação, essa Biblioteca buscou de forma democrática e participativa a sua organização e formação ao lado de muitos parceiros, desenvolvendo importantes ações como: rodas de leituras permanentes e itinerantes, sessões de filmes, grupos de dialética com temas ligados a juventudes, lideranças, terceiro setor, literatura e capital produtivo.

Em 2009, a BSP desenvolveu projetos de grande relevância para a juventude local, criando o 1º Curso Pré-vestibular Comunitário durante o ano de 2008, o 1º Cineclube que promove sessões de “cinema” em sua sede e um projeto inovador denominado “Cine BSP – Cinema de Rua”, ambos coordenados por jovens. Esse é o único espaço na cidade onde se pode assistir a um filme de forma coletiva.

Em 2010 ela criou o Telecentro Petrobras, que tem por objetivo quebrar a exclusão digital no município de Boca da Mata. Criou também o primeiro grupo de contadores de história do município, sendo que duas das integrantes estão participando de um curso profissionalizante de contadores de história pelo SESC. Essas ações são únicas no município e coordenados por jovens. A BSP ainda apoiou e foi parceira da ação do Mova Brasil voltada a educação de jovens e adultos financiado pela Petrobras.

Desde então a BSP é reconhecida como um importante espaço de participação da juventude local, sempre desenvolvendo atividades em rede com diversas instituições locais, buscando incentivar o hábito da leitura e a formação de novos leitores.

Atualmente dentro do Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, a BSP atua em parceria com diversas instituições locais, como a Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público Estadual, e Biblioteca Nacional, além de manter uma forte rede institucional com diversas instituições locais. O projeto atual vem possibilitando o fortalecimento dessa rede institucional, com a integração das diversas instituições na execução das diversas atividades propostas.

            As ações desenvolvidas pela BSP têm por objetivo “Estimular a formação integral de crianças e adolescentes, despertando o gosto pela leitura”. Além disso, juntamente com as demais ações do Projeto Academia, visa fortalecer e favorecer uma ampliação do rendimento escolar de crianças e adolescentes.

            Assim a Biblioteca Sílvia Pompéia, funciona de 2ª a 5ª feira, das 08h às 17h00, como uma linha de atuação do Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil e pretende fortalecer as ações desenvolvidas no nosso território, criando fortalecendo uma rede estratégica, com base nas crianças, adolescentes, jovens e adultos, que possam multiplicar ações de incentivo à leitura nas comunidades e escolas existentes no território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *