Instituto Girassol lança o “Guia do educador”

Posted on Posted in Notícias, Sem categoria

capa_guia

No último dia 09 de outubro, o Instituto Girassol de Desenvolvimento Social celebrou o “Lançamento do Primeiro livro do Instituto Girassol de Desenvolvimento Juvenil e o Curta metragem, frutos do Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, patrocinado pela Petrobras.

Esta festa contou com a participação de 100 pessoas, entre eles: o presidente da Câmara dos vereadores Sr. Walter Acioli Filho e demais vereadores, secretários do município de Boca da Mata, diretores e coordenadores das escolas do município, a chefe de gabinete da prefeitura Dra. Magda Cristina Lima de Omena, o gerente setorial de Programas Sociais da Petrobras Sr. Adoniran Costa, gerente de comunicação da Petrobras Polo Pillar Sra Evanya Marciel, diretora de comunicação institucional regional nordeste Sra. Maria das Graças Amaral do Prado, diretor da Secretaria Serviço Autônomo de Água e Esgoto: sr. Elder Pereira, Presidente do Serviço de Engenharia de Alagoas Sr. Judson Cabral, Pastor da igreja Batista sr. José Antunes, Representante do CMDCA de Boca da Mata, comerciantes da região, comitê de educandos do Instituto Girassol, representante das famílias, diretora da EDUFAL e Profa. Universidade Federal de Alagoas Dra. Maria Stela Barros Lameiras, e também a Profa. Universidade Federal de Alagoas Dra. Elione Maria Nogueira Diógenes, que fez uma explanação sobre o contexto educacional brasileiro e o papel das organizações sociais na educação.

O Guia do Educador nasceu das reflexões, inquietações, avaliações e sobretudo, das experiências vivenciadas pelo corpo de educadores, e por consequência as aprendizagens e recomendações que os educadores propuseram para si e para outros educadores que atuam em outras áreas e organizações congêneres.

Dentro do “Guia do Educador” estão expressas as concepções de educação que fundamenta a metodologia utilizada nos projetos e na organização, além do perfil de educador social que atua dentro do Instituto Girassol, bem como seu papel como facilitador e mediador do processo educativo.

A partir da concepção de educação, dos referenciais teóricos, metodologia utilizada, prática educativa e papel do educador facilitador do processo, o Guia propõe uma reflexão sobre qual é a criança, adolescente e jovem que a organização deseja formar.

O livro concentra os materiais de registro e avaliação construídos coletivamente pelo corpo de educadores, incluindo os indicadores de resultado e instrumentos de avaliação e de registro, que possibilitaram acompanhar e monitorar as ações desenvolvidas, bem como o alcance dos resultados obtidos.

Sendo assim, o Guia do Educador tem a intenção de contribuir para a melhoria da ação pedagógica dos educadores, estimulando o sentimento de pertença, a compreensão da proposta metodológica da instituição, o conhecimento dos instrumentais utilizados no processo e, sobretudo, da responsabilidade do educador no processo de aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens.

Por conta da elaboração deste guia, o Instituto Girassol foi convidado a participar da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a ser realizado nos dias 20 a 29 do próximo mês em Maceió. Além do lançamento do livro na Bienal, o Instituto Girassol realizará uma mesa redonda com o tema, Educação informal: desafios e possibilidades com a Dras. Elione Maria Nogueira, Sílvia Pompéia, a doutoranda Janine Cardeal e a consultora de Projetos Sociais Marcia Maria Rodrigues, no Teatro Gustavo Leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *