Curso pré – ENEM / IFAL

O Projeto Academia do Desenvolvimento Juvenil, iniciativa do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social de Boca da Mata, patrocinado pela Petrobras, vem possibilitando aos alunos matriculados nas redes pública e privada de ensino o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros vestibulares e para o processo seletivo de cursos técnico principalmente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

O Curso Pré-Vestibular Comunitário, que atualmente atende a cento e vinte alunos, e é aberto à comunidade, funcionando semanalmente, de segunda a quinta-feira, no período noturno, das 19h às 22h30, dentro da Escola Municipal Maria Neuza, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e das 08h00 às 16h00, período manhã e tarde, dentro da Sede do Instituto Girassol.

Este Curso Pré-Vestibular, é um curso preparatório, que possibilita um reforço nos conteúdos e disciplinas ministradas na escola formal e conteúdos complementares, favorecendo quaisquer “exames de admissão” que os educandos, formados por adolescentes, jovens e adultos, possam vir a fazer, entre eles, ENEM, SISU, Escolas Técnicas, federal, e outros.

Os professores possuem práticas didáticas e ainda compreendem a especificidade de um trabalho voltado à área social, visto que este difere daquele que é utilizada nas escolas “formais”. O corpo docente além de ministrar suas aulas visando o cumprimento das disciplinas voltadas para a inclusão dos educandos no Ensino Superior, por meio do vestibular, promove também encontros com os alunos para debater sobre temáticas voltadas às questões referentes à sua comunidade e a inserção profissional.

As aulas temáticas, que aborda questões da comunidade, incluindo uma visão mais crítica sobre as políticas públicas, ética, democracia, exercício da cidadania, estão alicerçadas na disciplina de Formação Humana. Esta visa possibilitar uma ampliação do universo cultural dos educandos, estimulando-os a um posicionamento mais efetivo e mais protagônico na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *