Esporte & recreação

Nos últimos anos, temos assistido mudanças nos padrões do que é oferecido às crianças e adolescentes em relação ao ato de brincar. Na vida escolar e no cotidiano das crianças e adolescentes há cada vez menos tempo para a brincadeira e uma supervalorização aos instrumentos tecnológicos. Além disso, os celulares, brinquedos industrializados e a televisão ficaram mais importantes do que as brincadeiras baseadas na criatividade e nas interações sociais. A brincadeira não é um mero passatempo, ela ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.

A atividade de Recreação tem o objetivo de “Criar espaços e vivencias que possibilite o ato de brincar, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes estimulando sua participação individual e coletiva.”

Estes espaços são propostos de forma intencional favorecendo os relacionamentos, além da satisfação e alegria, utilizando excesso de energia.

Além da socialização, a atividade de recreação tem o objetivo de valorizar o brincar, como direito e ferramenta pedagógica, pois é por meio do “(…)brincar que a criança torna-se intermediária entre a realidade interna e externa, participando, entendendo e percebendo-se como membro integrante do seu meio social. ” (MIAN, 2002).

Esta atividade acontece uma vez por semana, dentro do projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, de 2ª a 5ª feira com 320 crianças e adolescentes,  e abarca  um conjunto de jogos e brincadeiras, resgatando brincadeiras de roda e danças tradicionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *