Formações para educadores e famílias

O Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, prevê o desenvolvimento de encontros formativos para educadores e famílias atendidas. Estas formações tem por objetivo “Promover formação para educadores e famílias atendidas, fortalecendo os vínculos entre eles e favorecendo um processo de corresponsabilidade na formação das crianças  e adolescentes participantes do projeto”.

É necessário que os educadores estejam em constante processo de formação, buscando sempre qualificar-se, visando melhorar sua prática e seu conhecimento profissional. Para essa formação/qualificação é fundamental levar em consideração a trajetória pessoal dos educadores, associando à trajetória profissional, ou seja, individual e na interação com o coletivo.

Nas ações desenvolvidas dentro do projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, o educador assume o papel de facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo da aprendizagem dos educandos, proporcionando uma aprendizagem em que a cada criança, adolescente, jovem ou adulto, seja sujeito do processo de ensino-aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e protagonismo,  na construção do seu próprio conhecimento como forma de compreender a realidade social em que vivem.

O Educador exerce papel fundamental no processo educativo de formação geral das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Contudo o educador, além de seu papel junto aos educandos, também deve atuar com a família e com a sociedade para possibilitar o exercício pleno dos direitos e deveres.

Sendo assim, o Projeto Academia prevê momentos formativos para os educadores qualificarem suas ações e consequentemente aprimorarem sua ação educativa juntos aos educandos, e também uma ação formativa com as famílias destes educandos, possibilitando uma atenção, acompanhamento com mais qualidade, reforçando os vínculos entre educadores, projeto e famílias, que por consequência favorecerá a atuação e relação de ambos, junto aos educandos.

As ações formativas com famílias, foram pensadas e elaboradas a partir das demandas das próprias famílias, e inicialmente terão as seguintes temáticas: Informática, Culinária e Artesanato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *