Projeto Jovem Falcão

Projeto / 01

Uma parceria do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social e da Gerando Falcões para promover a educação e o protagonismo juvenil em Boca da Mata/AL

O projeto Jovem Falcão é uma parceria do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, uma organização que atua há 17 anos com a missão de impulsionar o protagonismo juvenil, com vistas ao desenvolvimento local, por meio de uma educação não formal/complementar, e da Gerando Falcões, uma organização que atua em rede com outras organizações sociais dentro de periferias e favelas para acelerar o desenvolvimento social. O projeto tem o apoio da Telefônica, uma empresa líder em telecomunicações e tecnologia, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Boca da Mata/AL.

O projeto Jovem Falcão surgiu diante do cenário de necessidade de fortalecimento da juventude de Boca da Mata/AL, um município com cerca de 27 mil habitantes no interior de Alagoas. O projeto tem como objetivo geral contribuir para a promoção da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens do município, bem como o desenvolvimento de potencial humano e social, por meio do acesso à educação não formal estimulando uma trilha de aprendizagem com ênfase na qualificação técnica, impulsionando seu processo de protagonismo juvenil.

O projeto tem como objetivos específicos:

  • Estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas na qualificação profissional de adolescentes e jovens, por meio de cursos nas áreas de tecnologia, comunicação e empreendedorismo, visando ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e na geração de renda.
  • Estimular o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades emocionais, por meio de oficinas e mentorias sobre inteligência emocional, autoconhecimento, autoestima, liderança, comunicação, resolução de conflitos e planejamento de vida.
  • Promover a qualificação dos educadores, por meio de capacitações sobre metodologias ativas, ferramentas digitais e gestão pedagógica.

O projeto Jovem Falcão tem a duração de seis meses e pretende atender cerca de 100 adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos do município. O projeto envolve atividades presenciais na sede da organização, atividades à distância via plataforma do Canvas e mentorias com profissionais bem sucedidos de grandes empresas do Brasil inteiro. O projeto também conta com o acompanhamento das famílias dos atendidos e a articulação com os atores da rede de garantia de direitos. O projeto é uma forma de potencializar a educação como um direito fundamental e um instrumento de transformação social.

Imagens que inspiram

Conheça o Projeto Jovem Falcão por meio das fotos dos cursos, oficinas e mentorias

Gallery Image
plugins premium WordPress
Open chat