Projeto Plantando Futuro

Projeto / 01

Uma iniciativa do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social para promover a educação e o protagonismo juvenil em Boca da Mata/AL

O projeto Plantando Futuro é uma iniciativa do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, uma organização que atua há 17 anos com a missão de impulsionar o protagonismo juvenil, com vistas ao desenvolvimento local, por meio de uma educação não formal/complementar. O projeto tem o apoio do Criança Esperança, um programa da Rede Globo em parceria com a UNESCO, que busca contribuir para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

O projeto Plantando Futuro surgiu diante do cenário de paralisação das aulas, devido à pandemia da Covid-19, que afetou a aprendizagem, o aproveitamento escolar e a permanência na escola dos alunos e alunas de Boca da Mata/AL, um município com cerca de 27 mil habitantes no interior de Alagoas. O projeto tem como objetivo geral contribuir para a promoção da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens do município, bem como o desenvolvimento de potencial humano e social, por meio do acesso à educação não formal estimulando uma trilha de aprendizagem com ênfase na qualificação técnica, impulsionando seu processo de protagonismo juvenil.

O projeto tem como objetivos específicos:

  • Estimular o desenvolvimento dos educandos, por meio do acesso às oficinas socioeducativas de mediação de leitura e contação de histórias, dentro das escolas públicas municipais, visando melhorar a leitura, a escrita e o raciocínio lógico dos alunos e alunas entre 6 e 17 anos.
  • Favorecer a formação, melhoria da aprendizagem e protagonismo dos adolescentes, por meio do curso preparatório para inclusão no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), na sede da organização, visando ampliar as oportunidades de acesso ao ensino técnico e superior dos jovens entre 14 e 17 anos.
  • Promover a formação de educadores e famílias atendidas, por meio de capacitações, oficinas e palestras sobre temas relacionados à educação, cidadania, direitos humanos e desenvolvimento local.

O projeto Plantando Futuro é validado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelas famílias de Boca da Mata/AL. O projeto tem a duração de um ano e pretende atender cerca de 300 crianças e adolescentes do município. O projeto é uma forma de fortalecer a educação como um direito fundamental e um instrumento de transformação social.

Projeto Plantando Futuro em imagens

Confira as fotos das atividades realizadas com as crianças e adolescentes de Boca da Mata/AL

Gallery Image
plugins premium WordPress
Open chat