Rodas de leitura

A ‘Roda de Leitura” favorece a automatização da leitura das palavras, contribuindo para a qualificação da fluência e ampliação do vocabulário. Também possibilita uma expressão gestual e vocal, sempre na perspectiva de contextualizar uma história, estimulando o leitor a “viajar no mundo da imaginação”, possibilitando associações, reflexões, alegria, satisfação e diversão.

Esta atividade desenvolvida dentro do Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, tem por objetivo “Estimular a formação integral de crianças e adolescentes, despertando o gosto pela leitura e estimulando a ampliação do seu rendimento escolar”.

Esta atividade também estimular a leitura oral, visual e de mundo, de crianças e adolescentes, promovendo a acessibilidade a diferentes obras literárias, facilitando o acesso à leitura, estimulando o interesse pelos livros e a democratização da informação.

“Mediar” é contribuir para que crianças e adolescentes tenham gosto e interesse pela leitura, possibilitando uma interpretação, estimulo a imaginação e sobretudo a linguagem oral e escrita. A roda de leitura está focada no conceito de leitura, mediada por um educador social que faz a “ponte” entre livro e as crianças e adolescentes.

Na mediação de leitura há uma valorização e fortalecimento da oralidade, escrita, leitura, relação e interação entre os educandos, viabilizando uma construção conjunta do conhecimento, relação de ajuda e inclusão, favorecendo inclusive a desinibição.

Esta atividade acontece 2ª a 5ª feira com 320 crianças e adolescentes, dentro do projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *