Nossa missão

Impulsionar o processo de protagonisno juvenil por meio de uma educação inovadora, visando o desenvolvimento local.


Nossa visão

Tornar-se um agência de desenvolvimento social tanto por incentivar jovens a serem agentes de transformação de sua realidade como de sua comunidade e por multiplicar suas tecnologias sociais.


Valores e Crenças

O Instituto Girassol acredita que por meio de suas crenças e valores é que irá conseguir cumprir sua missão de ter um tecido social fortalecido e Boca da mata seja um território desenvolvido e sustentável. O Instituto Girassol de Desenvolvimento social acredita:
A transparência na utilização de recursos e das ações,
A atuação articulada em prol do desenvolvimento de Boca da Mata,
O fortalecimento do Tecido social local,
A responsabilidade das ações desenvolvidas no município e no impacto das ações para o território,
O incentivo ao processo de formação de novas lideranças juvenis,
O alinhamento, coesão e união da equipe de educadores do Instituto,
O amor, compromisso constante e seriedade no desenvolvimento das ações,
A perseverança e firmeza no investimento e fortalecimento de Boca da Mata,
O desenvolvimento da capacidade reflexiva dos jovens,
A solidariedade social, condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos,
A participação como essência da democracia, forma de organização e estímulo ao exercício prático de cidadania,
O desenvolvimento humano, tendo como base o aprimoramento de saberes, atitudes, valores e habilidades pessoais,
O investimento ao Protagonismo Juvenil – Do ponto de vista da Instituição protagonismo é: compartilhar nas atividades com crianças, adolescentes e jovens, uma série de informações que favoreçam a compreensão da sua atual situação no contexto social e a possibilidade de mudança a ser realizada por meio de sua participação,
O Desenvolvimento Local – Um dos passos fundamentais para o desenvolvimento local, esta em tornar realidade o aprendizado adquirido durante o processo educativo, elaborando ações e projetos participativos que representem alternativas capazes de melhorar as condições de vida de suas comunidades e região.


Um pouco da nossa história

O Instituto Girassol foi iniciado pelo Grupo Girassol, em fevereiro de 2003, no município de Boca da Mata. Este grupo e era composto por cinco instituições: Promotoria de Justiça, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Universidade Federal de Alagoas, Rádio Comunitária e Secretaria Municipal de Educação, que há mais de cinco anos vinham desenvolvendo ações importantes voltadas para a efetivação da defesa de direitos de crianças e adolescentes no Estado de Alagoas, especialmente na cidade de Boca da Mata.
Em 2004, esse grupo escreveu conjuntamente um projeto, para a Fundação KELLOGG, o qual foi aprovado, com o objetivo de promover ações que gerassem mudanças no contexto local do município, com a garantia dos direitos da infância e juventude. Assim o Projeto Girassol ampliou suas dimensões, tornando se em 16 de fevereiro de 2006, no Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, com a missão de “Impulsionar o processo de protagonismo juvenil, por meio de uma educação inovadora visando contribuir para o desenvolvimento local”.
Desde sua fundação o Instituto vem desenvolvendo ações sempre de forma articulada com outros atores, para conjuntamente contribuir na garantia de direitos, seja por meio do controle social, políticas públicas na área da infância e juventude, Ações voltadas a educação integral e cursos preparatórios para adolescentes, jovens e suas famílias.
Para isso vem desenvolvendo inúmeros projetos, entre eles, o Biblioteca Itinerante Girassol, Tenda Cultural e o Geração Girassol, Academia de Desenvolvimento Juvenil, Circuito Esportivo Girassol, Diálogos, entre outros, em parceria com as escolas públicas, Secretaria da Agricultura, CMDCA de Boca da Mata e de Anadia – AL. Atualmente estamos realizando educação à distância, por meio de atividades socioeducativas e curso de Formação de jovens, em parceria com a Gerando Falcoes, continuando com a premissa de desenvolver projetos articulados com secretarias e organizações congêneres.

plugins premium WordPress
Open chat