Xadrez

Desde 2008 o Instituto Girassol vem fomentando o xadrez em Boca da Mata, e há quatro anos incorporou esta atividade no rol de ações a ser desenvolvidas com crianças, adolescentes e jovens, sendo utilizados como uma ferramenta pedagógica, auxiliando no desenvolvimento cognitivo dos seus praticantes, além de integração, esporte e lazer.

A partir da boa experiência e boa aceitação da atividade, em 2011 com o 1º ano do Projeto Academia do Desenvolvimento Juvenil, o Instituto Girassol ampliou o número de atendidos, no qual o xadrez teve a participação de 347 crianças, adolescentes e jovens, absorvendo adeptos em todo município.

Na finalidade de promover uma ampliação e diversificação das atividades, o Xadrez deixou de fazer parte da grade de atividades, dando lugar a um “Grupo de Xadrez”, que neste ano de 2014, na 2ª etapa do Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, agrega mais de 30 participantes fixos, entre educandos e ex-educandos do Instituto Girassol e membros da comunidade.

Inicialmente o Grupo participava apenas de atividades institucionais, oficinas e torneios. Com o passar do tempo, esses participantes se desenvolveram a um nível muito elevado no xadrez, passando a realizar eventos a nível municipal. Com os destaques no município este ficou pequeno para esse grupo, e foi iniciada uma nova com participação de eventos a nível estadual.

Iniciamos uma conversa com a Federação Alagoana de Xadrez, onde as crianças foram conhecer o espaço, e desse encontro fomos convidados a participar das etapas do Campeonato Alagoano de Xadrez Escolar.

Dentre os participantes no Grupo de Xadrez, temos muitos campeões, totalizando 20 medalhistas no Projeto Academia, e consequentemente no Município de Boca da Mata.

Atualmente o Grupo de Xadrez ocorre semanalmente, nos períodos da manhã e tarde com duração de 2h00. Além do grupo de Xadrez, as oficinas também são desenvolvidas dentro da oficina de Jogos Matemáticos, com 320 crianças e adolescentes.

A partir do 2º semestre deste ano as oficinas de Xadrez, também serão desenvolvidas nas escolas do municipio de Boca da Mata, com o objetivo de “Disseminar o acesso a pratica e à culturatam do xadrez, como instrumentos educacionais, visando o desenvolvimento de crianças e adolescentes”. Estas oficinas serão desenvolvidas 3 vezes por semana, nas escolas do município, de forma a contribuir com uma maior abrangência de educandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *