Projeto Semear
Projeto / 03
Uma iniciativa do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social e da prefeitura de Boca da Mata/AL para estimular a leitura, a escrita e o raciocínio lógico das crianças e adolescentes.
O Projeto Semear é uma iniciativa do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, uma organização que atua há 17 anos com a missão de impulsionar o protagonismo juvenil, com vistas ao desenvolvimento local, por meio de uma educação não formal/complementar, e da prefeitura de Boca da Mata/AL, uma gestão pública que busca promover o bem-estar e a qualidade de vida da população.
O Projeto Semear surgiu diante do cenário de baixo rendimento escolar e alto índice de evasão das crianças e adolescentes de Boca da Mata/AL, um município com cerca de 27 mil habitantes no interior de Alagoas. O projeto tem como objetivo geral estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico, por meio de ações socioeducativas em sistema remoto, fortalecendo a aprendizagem e o estímulo à escolarização.
O projeto tem como objetivos específicos:
- Incentivar o acesso às atividades pedagógicas de estímulo à vida escolar e reforço à escolarização, por meio de oficinas socioeducativas presenciais e videoaulas de contação de histórias, visando melhorar as competências básicas dos alunos e alunas entre 6 e 17 anos.
- Mobilizar e incentivar 60 crianças e adolescentes à vida escolar, por meio de acompanhamento pedagógico individualizado e orientação familiar, visando prevenir e combater a evasão escolar e o abandono dos estudos.
- Incentivar o prazer e o gosto pela leitura, por meio de atividades lúdicas, criativas e interativas que envolvam livros, histórias, personagens e autores, visando ampliar o repertório cultural e literário dos alunos e alunas.
O Projeto Semear tem a duração de seis meses e pretende atender cerca de 60 crianças e adolescentes do município. O projeto envolve atividades presenciais na sede da organização, atividades à distância via plataforma do YouTube e acompanhamento das famílias dos atendidos. O projeto é uma forma de fortalecer a educação integral como um direito fundamental e um instrumento de transformação social.